Tudo sobre Airsoft

O QUE É AIRSOFT ?
Airsoft, também conhecido como Softair, é um jogo desportivo onde os jogadores praticam simulações policiais, militares ou mera recreação com armas de pressão que atiram projéteis plásticos, as BB´s, não letais, utilizando tácticas militares.

A pratica incluí ações desde invasão e captura de bandeira dos oponentes, eliminação de oponentes, resgate de objetos ou reféns e entre outros.

O jogo é bastante popular em vários países como no EUA, Portugal, França e também asiáticos, como o Japão e China e recentemente crescendo no Brasil.

No Brasil, o Airsoft começou a ser divulgado em 2003 pelo portal Airsoft Brasil, onde após diversas reuniões com a Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados do Brasil, o Airsoft passou a ser conhecido pelo Órgão do Governo Brasileiro que regula os produtos controlados no país. Esta reunião deu início a elaboração de diversas minutas que resultaram na edição da atual Portaria que oficialmente cita o nome airsoft no Brasil. Sendo assim em Dezembro de 2007, foi lançada a PORTARIA Nº 006-D LOG, que regulamenta o uso dos equipamentos usadas na prática do esporte Airsoft. Em fevereiro de 2010, o exército publicou então a Portaria 002 Co-Log, que revogou a portaria anterior e passou a exigir que as armas de pressão de airsoft tenham a extremidade pintada de laranja ou vermelho vivo para diferenciá-las das armas de fogo. Graças Airsoft Brasil em empenhar na legalização do esporte e na criação da portaria e ao aparecimento de lojas nacionais a comunidade dos jogadores está cada vez mais ativa e crescente, o esporte tem sido mais divulgado e já conta atualmente com milhares de jogadores.

O espírito de honra e honestidade é um dos pilares onde se fundamenta a prática do Airsoft. Salienta-se igualmente que nada tem a ver com atividades criminosas, desumanas, políticas, religiosas e ou quaisquer outras que não sejam a esportividade do desafio, a actividade física, o convívio e o culto da amizade e entre os seus praticantes.

O Airsoft têm se tornado também importante ferramente de treinamentos de tiro a baixo custo e alto realismo para as forças militares e policiais.

Tecnicamente, no Brasil, armas de airsoft são classificadas pelo Exército como "armas de pressão" sejam elas por ação de mola ou ação de gás. A aquisição das armas pode ser feita por pessoa maior de 18 anos em lojas autorizadas pelo Exército. Para armas a gás exige-se um registro adicional do comprador perante o Exército, chamado de "CR" (certificado de registro).


Portanto, no Brasil não é corrento chamar as armas de Airsoft de simulacros nem de marcadores, posto que simulacros não têm capacidade de tiro, e marcadores não possui definição legal em lei.

Na grande maioria dos grupos exige-se que o jogador apresente nota fiscal de loja devidamente autorizada pelo Exército para poder jogar, inibindo assim o descaminho e importação ilegal de tais armas, desta forma tornando possível o desenvolvimento sadio da modalidade.

Praticamente não se tem notícia de nenhum acidente mais grave entre jogadores no Brasil, sendo que a única recomendação obrigatória é o uso de óculos de proteção.


COMO FUNCIONA AS ARMAS ?
As armas estão em escala de 1:1 ou mini de 3/4, fabricadas com partes de metal, plástico (ABS) e/ou madeira ou totalmente de metais, conhecidas como FULL METAL, e disparam projeteis esféricos de material plástico, de 6 ou 8 mm que pesam entre 110-600 miligramas.
A propulsão da arma pode ser através de:

* Molas como as manuais, SPRINGERS, e as automáticas com mecanismos eléctricos, AEG, com baterias.

* Gás comprimido, como o  GREEN GAS que é o gás propano adicionado com óleo lubrificante, como o silicone, o CO2 ou gás refrigerante HFC134a, todos armazenados em cilindros.

Tanto um quanto o outro, impulsionam o projétil a uma velocidade inicial aproximadamente de 100 m/s, lançando-o a distancias que podem chegar, dependendo do equipamento, próximo dos 90 metros.

A precisão de tiro dessas armas não são tão ruins. Existe uma variação, mas que estando a uma distancia entre 40 a 60 metros do alvo, o tiro é certeiro.

Os projeteis sofrem ação do vento em sua trajetória, por isso, esse tipo de prática também requer um desenvolvimento de precisão.


QUAIS AS REGRAS DO JOGO?

Esse esporte tem várias tipos de modalidade, dentre elas, algumas abaixo:
- Prática de tiro ao alvo.
- Batalha entre todos.
- Batalha entre grupos.
- Captura de bandeira inimiga.
- Localização e desarmar bomba inimiga.
- Resgate de Reféns.
- Assalto a base inimiga.

Quando os participantes estão na arena e em suas posições, de acordo com a modalidade, ao iniciar, todos devem procurar executar seus objetivos, como procurar a bomba ou reféns, dar apoio as incursões do grupo e neutralizar as frentes hostis.

Um participante que é atingido por um tiro, estará neutralizado, ou "morto". Ele deve gritar "MORTO" e ou levantar uma as mãos, ou colocar um lenço de cor vermelha sobre a cabeça para indicar para os outros participantes. "Morto" não anda, assim, o participante neutralizado não deve sair do local, salvo no caso de ter algum problema, deve ir à área de segurança.

Dependendo da modalidade, se houver um "médico" no meio do grupo, ele pode salvar o amigo neutralizado.

Quando se está bem próximo de um adversário, aproximadamente 3 metros, não é necessário atirar nele. Para neutraliza-lo basta apenas encostar a arma em seu corpo ao ponto dele perceber e falar "rendido" para que ele se renda. O rendido também deve gritar "rendido" e ou levantar uma as mãos, ou colocar um lenço de cor vermelha sobre a cabeça para indicar para os outros participantes

Para a locomoção na arena, pode ser utilizado qualquer tipo de tática de camuflagem e movimento. Criatividade é a chave para surpreender os adversários.

Cada jogo tem um inicio e fim. Dependerá de cada grupo a forma como isso acontecerá e como será. Após o fim, todos os participantes devem voltar à área segura para contabilizar os  "mortos", pontos, rearmar e se preparar para a próxima batalha.

O uso de diferentes equipamentos, para a prática podem ser feitas desde que com responsabilidade e segurança e que não implique em acidentes e desonestidade, como o uso de escudos ou armas que não sejam autorizadas. O uso de equipamentos fora do padrão, como câmeras e rádios, deve ter a consciência de todos os outros participantes, tudo mediante informação prévia.

O uso de todos equipamento é de responsabilidade do participante.

É proibido o uso de bombas caseiras ou materiais pirotécnicos, portar e ou usar facas ou materiais cortantes, assim também é proibido portar e ou usar armas de fogo e brancas. Todos esses materiais não devem ser levados ao local, mas se caso o tenha levado, como agentes de policia, militares e outros, esses devem guardar em local seguro que estará disponível.

Como como todo esporte, é proibido fumar, ingerir bebidas alcoólicas e usar entorpecentes em qualquer parte do recinto, assim como praticar após uso destes.

É proibido qualquer tipo de conduta desrespeitosa, como brigas, rixas que provoque a desordem no local, assim como ofensas por gestos ou palavras que discriminem ou seja racistas.

Quaisquer tipo de infração dessa estará enquadrada nas leis penais brasileiras e sujeitas as devidas procedências com as autoridades oficiais e justiça brasileira.

Não é permitido a participação de pessoas que possam colocar em risco a vida de outras.

Em uma área de preparo e ou segura:
- Nunca apontar a arma para outros jogadores.
- Deve a arma ser travada e com o seletor na posição SAFE.
- A arma deve estar desmuniciada e sem o carregador de munição nela.
- Nunca disparar uma arma dentro desta área, em qualquer situação.
- O teste de funcionamento e tiro deve ser feito somente no local indicado e seguro.

Em uma área de jogo:
- Nunca tirar o óculos de segurança ou qualquer outro equipamento de segurança.
- Caso tenha algum problema com o equipamento, grite "PROBLEMA", levantando a mão para sinalizar aos outros participantes e fazer a correção do problema no local ou na área segura, quando necessário.
- Nunca atirar em outro participante, membro, visitante, monitor ou qualquer pessoa que não esteja participando do jogo e que também não esteja com proteção adequada.
- Nunca atirar em luminárias, lampadas, e outros objetos que pertençam ao local e que possa provocar algum acidente ou que prejudique a segurança de outros assim como muda-los de posição.
- Respeitar as regras do jogo que foram conscientemente acolhidas previamente.
- Se algum participante se ferir realmente, deve ele ou outro gritar "FERIDO REAL", e todos os outros participantes devem parar o jogo até que o ferido seja atendido.

(AS INFORMAÇÕES ACIMA, ASSIM COMO AS REGRAS E NORMAS, PODEM SOFRER ALTERAÇÕES DE ACORDO COM AS NECESSIDADES, DEVENDO O PARTICIPANTE FICAR ATENTA A ELAS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário